7.10.08

PALAVRAS DA ARTISTA | Silvia Marzall

.


CONVERSA COM A ARTISTA (2007)
Texto: Silvia Marzall / Adaptado por Nicholas Petrus
Imagens da instalação "Overthere" / 2005

COMO SURGIU A INSTALAÇÃO OVERTHERE?
A instalação está baseada, tecnicamente, na possibilidade cotidiana de uma apresentação de slides tradicionais... A apresentação de uma viagem ou de uma conferência técnica, por exemplo. Porém, através da seleção de imagens, das sobreposições das imagens e do som, a instalação deixa o mundo das apresentações publicas ou particulares, para falar da complexidade do termo ‘representação’. São temas pertinentes: a efemeridade, os espaços entre espaços, identidade e auto-representação.

A SOBREPOSIÇÃO CRIA ESTA IMAGEM QUE ESTÁ “ALÍ”?
A sobreposição interfere na lógica da ilusão da profundidade de um plano bidimensional, como o da fotografia, ou de uma maneira mais imaterial e transitória, a projeção de imagens bidimensionais interferidas. A película atinge um instante de materialidade. Existe um distanciamento da necessidade de representar uma realidade objetiva e/ou criar uma ilusão de profundidade. Isso ocorre com naturalidade por meio da simultaneidade entre as respectivas perspectivas de sobreposição e o som. A instalação está composta por 80 slides, com intervalo de 6 segundos entre cada imagem interferida.

COMO TRABALHA O SOM DA INSTALAÇÃO?
O som está composto por três distintos grupos de textos falados em inglês. Os textos referem-se a conceitos como representação e identidade, globalização e indivíduo. Fiz um contraponto de observações e perguntas em diálogo com as imagens, deste modo tento romper com línguas pré-concebidas, rígidas... e no instante que questiono, e penso em hipóteses, as ponho em dúvida.

Silvia Marzall vive e trabalha em Berlim.


Nenhum comentário: