11.9.08

SEXUALITY, ART AFTER | Autumn Sonnichsen

Web Images | fragmento da série

SEXUALITY, ART AFTER
por Nicholas Petrus


Autumn Sonnichsen [1984] conseguiu distinguir a linguagem comercial de suas fotografias, de suas fotografias com linguagem própria. Melhor que isso, como um processo ainda em curso, a sua linguagem pessoal invadiu o universo de suas imagens, dando ao todo de sua obra um conteúdo novo.

Apaixonada pelo nu, pelo sexy, por festas, por sexo; ao inserir seu universo pessoal na imagem que registra, está atuando diretamente no potencial público de sua obra, conversando com o espectador desde o primeiro passo de seu processo criativo. A imagem tem em si um caráter íntimo, desejável, fetichista... Toca nosso sonho erótico, nossa libido, pois vieram dessa mesma fonte. A fotografia de Autumn perde a virgindade e atinge uma primeira maturidade.

A fotografia torna-se um hábito, uma necessidade, a maneira pela qual se erotiza o real, se libertam pessoas, não uma profissão muito menos um hobby. A máquina fotográfica é liberdade, ela, fotógrafa, a libertadora (ou vice-versa?). A imagem é o Aufklãrung de cada personagem, um orgasmo intenso, livre e puro. Daí vem sua arte, não da imagem individualizada ou daquilo que se vê no papel impresso, mas do significado da imagem, da sua organicidade no ato fotográfico.

Expired (2007), realizado com um filme polaroid com data de validade vencida, registra a viagem de Autumn a uma cidade do interior americano. A escolha por uma técnica que se desfaz, com uma película inválida, o cenário nostálgico, por vezes renascentista (uma mescla de paisagens com intensos pontos de fuga e retratos femininos), retomam, quase ingenuamente, a obra crítica The Fall of America, de Allen Ginsberg.

Imagens de uma estrangeira em seu próprio país, a série invade (corroendo) e deixa exposta a idéia-consumo da liberdade americana, do patriotismo e da (pós) modernidade.

A série fotográfica Expired foi selecionada para ser apresentada no projeto PAR AVION, com curadoria de Nicholas Petrus e Fernanda Proença.


LINK DA ARTISTA:
www.autumnsonnichsen.com


Expired | fragmento da série


Expired | fragmento da série



.

Nenhum comentário: