23.7.07

IS LOVE FOR FAIL? | Crítica e imagens

.

A Galeria OITO7 convida a todos para a mostra individual de Nicholas Petrus, artista que mantém em seu atelier um pequeno espaço expositivo. A mostra inaugura o segundo semestre da Galeria OITO7, e ao mesmo tempo é uma boa oportunidade para adquirir sua obra e ajudar no desenvolvimento deste novo espaço. As obras da exposição estarão com até 87% de desconto, promoções que a Galeria OITO7 irá manter nas mostras futuras.

Is Love For Sale? reúne fotografias, pinturas e objetos do acervo pessoal do artista, mas o conceito tem origem em uma obra específica: “Há algum tempo estava fazendo rótulos de produtos que nunca poderiam ser encontrados no mercado. Fiz um rótulo de remédio para você se transformar em um verdadeiro latino americano, um mate (rótulo de chá) com a cara do che, mas o Love – Nexus Flavor me pareceu um produto que venderia muito se fosse comercializado. Num mundo onde se compra tudo, o amor com nexo é nossa nova utopia. Muita desilusão...” Como desdobramento desta obra outras surgiram relacionadas ao tema, o que levou o artista a encontrar a obra
em formato outdoor Love For Sale, da artista Barbara Kruger.

A pergunta está enfatizada no título atual, num tom quase embasbacado pela incoerência da questão. É a consciência da mercadoria tomando o espaço do que já chamamos algum dia de sentimentos, um vazio intenso permanece.

A solução definitiva para todos os seus problemas! Agora já existe! E vem em caixinhas. Adquira já o seu!

Is Love For Sale?
Exposição de Nicholas Petrus

14 e 15 de Julho de 2007

OITO7 | Galeria e Atelier
Rua Francisco Aquarone, 87
Vila Mariana | São Paulo




A mostra de Nicholas Petrus Is Love for Sale?, carregada de um romantismo ineficiente, faz alusões ao universo pessoal do artista, mas também ao modo como atinge o indivíduo a mercadorização das relações sociais. Consciente do risco do objeto da mostra (o amor), o artista naturalmente permitiu-se a liberdade de encontrar em temas familiares, amorosos e introspectivos, ou seja em sua experiência empírica, os valores que de certa maneira se fazem universais em nossa sociedade ocidental. Sem recorrer a referências objetivas em bases de outros artistas ou de outros movimentos, o artista pode expressar desejos e emoções quase ingenuamente, mas consegue delicadamente não fetichizar o tema, nem ser domado pelos clichês mais recorrentes.

Um pequeno altar, apresentado como vídeo instalação, revela o passado, as influências da família na construção do caráter individual. A saudade e o pensamento estão expostos em uma caixa de cartas pessoais, uma obra interessante pela técnica de datilografia e pintura sobre pedaços de tela que compõem as cartas, selos e envelopes. Sua própria imagem impressa em transparência, produzindo uma duplicação de identidade: percebemos a imagem impressa e também àquela que se projeta na parede. O produto final das empresas ARTEARMADA, o NEW LOVE – Nexus Flavor, uma mercadoria única no gênero. Mesmo caminhando por temas facilistas o artista se despe, apresenta um trabalho íntimo e ainda consegue com bom humor nos fazer pensar em de nossos hábitos como sociedade. O hábito da leitura, do consumo, da beleza e etc.

Com certeza o espaço OITO7 irá precisar de muito mais força para seguir adiante, pois o público não demonstrou avidez para comparecer. O espaço é interessante e, segundo o artista, está sendo ampliado pra este segundo semestre. Hoje há uma sala expositiva, permitindo que artistas realizem a experimentação de suas obras no espaço tridimensional. Segundo Nicholas Petrus “a Galeria OITO7 deve dar aos artistas a oportunidade de refletirem suas obras no exercício de uma exposição. Muitas vezes os artistas produzem suas obras mas não praticam a museologia e a curadoria que podem envolver o seu trabalho, e o exercício no espaço tridimensional proporciona essa nova relação entre a obra e o espaço, o espaço e a obra.”

Neste segundo semestre serão duas salas, totalizando cerca de35m2 e estão abertas as portas aos artistas que tiverem interesse em realizar estes exercícios artísticos individuais.

Da Reportagem Local










3 comentários:

Dejavu disse...

rsrsrs! Guine para presidente!

Anônimo disse...

Pô...que legal Nickolas, parabéns!
A exposição com esse solzinho pela janela tá muito boa.

Anônimo disse...

Muito boa essa cara da Guiné!